_-Fernando de Noronha - Memórias




Ilha Mágica




























Em abril e de 2014, visitei a ilha de Fernando de Noronha para produzir uma série de vídeos institucionais. O convite veio como um presente, pois não havia cenário melhor para um trabalho naquele momento de minha vida profissional.
Esse pedaço de terra vulcânica que fica no nordeste brasileiro, no Oceano Atlântico, foi meu protagonista. Sim, protagonista e não a locação, já explico por quê.
Na série Amo Noronha, a ilhota é apresentada por dois personagens que amam o arquipélago: o ator Bruno Gagliasso e o maior conhecedor desse paraíso, Tuca Noronha.



Primeira impressão
Saí do Rio de Janeiro equipado com uma câmera Canon 5D mark III, uma GoPro e um kit de boas lentes e alguns acessórios. Trabalhei com uma linguagem para aproximar ao máximo o espectador ao local e aos dois personagens.
Depois de voar atravessando 543 km do nordeste da capital pernambucana, Recife, me aproximei do aeroporto Governador Carlos Wilson. Assim que cheguei na ilha, veio a emoção pura. Era um final de tarde e chegando na pousada preparei rapidamente o equipamento.  Corri pra gravar o pôr do sol na Praia da Conceição e me deparei com um sol derretendo sob o mar e uma luz fria, “azulada”. Fiquei por lá até escurecer.

A sensação é de que o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é protegido não apenas para preservação do meio ambiente, mas também para que o homem chegue até ele e renove todas energias que a Natureza lhe traz.
No início da viagem, fomos ao mar em busca de imagens pela costa. Os golfinhos se aproximaram do barco com a estratégia de chamar atenção para que o outro grupo fuja. Esse espetáculo acaba sendo, para o homem, uma mensagem de boas vindas ao paraíso.
Fernando de Noronha é protegido e te protege. Não é por acaso que a UNESCO declarou o arquipélago como patrimônio mundial.


Preparei todo meu equipamento como que numa guerra para enfrentar um inimigo. Mas, no caso, esse inimigo seria a beleza da ilha que venceria minha tentativa de gravar e imprimir o que me apresentava. Posso admitir que mesmo com todo meu esforço não cheguei perto de mostrar, no vídeo, o que a ilha me deu. Me flagrei em muitos momentos numa tensão com a câmera, numa briga, tentando reproduzir o que estava a minha frente. 
Em vão…
Posso estar parecendo exagerado, mas se minhas imagens impressionam, fiquem certos de que ao vivo é mais emocionante.


Praia do Sancho





























Meu local preferido para gravar foi a Baía do Sancho, no mar de dentro (em frente ao continente), desenhada por falésias e cachoeiras. De fevereiro a junho, o turista pode ver um interessante fenômeno: duas cachoeiras que se formam a partir da água da chuva e caem pelo rochedo fluindo por um rio até chegar na areia.
Pelo mirante podemos observar toda geografia da Baía. As aves compõe a trilha sonora junto com as ondas do mar.

A fauna e flora, endêmicas, dão uma imagem singular, inédita em alguns momentos até para quem visita com frequência. Com uma Natureza viva e ilimitada, Noronha emociona a quem se despede dessa ilha mágica, que sempre estará lá, num pontinho do Oceano Atlântico, pronta pra te receber, graças à sua preservação.
Não resisti e retornei três meses depois com a vontade de viver mais...


Fim das gravações e um descanso no Bar do Cachorro




Porto e morro do Pico

Momento de harmonia com a natureza








A Baía dos Porcos e Dois Irmãos


A chegada na praia do Sancho



Leão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia

Rio pelo Instagram

Frevo e Olinda