Brasília - Oscar Niemeyer e Paulo Werneck

Em 2010, embarquei rumo à Brasília para gravar o Expedições na Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma Unidade de Conservação cravada num paraíso reservado no meio do Cerrado. Mas a produção desta viagem também era para complementar, com imagens e apresentações, um outro material já feito em 2009 na capital do Distrito Federal - deste material saiu um belo documentário em homenagem aos 50 anos de Brasília. Fizemos boas imagens aéreas e depois, com muita persistência da produção, gravamos na Esplanada dos Ministérios e até dentro dos Palácios do Governo. Perfeito! Nada melhor quando o set está pronto! Oscar Niemeyer fez a melhor 'direção de arte' que já vi nestes meus dez anos de trabalho. É admirável pensar que ele, Oscar, deu forma para um pedaço de terra, desenhando lindas curvas numa área que antes era horizontal, dando vida ao projeto do plano piloto, de Lúcio Costa. Grande mestre Oscar Niemeyer (1907-2012).
Coincidência ou não, minha mãe e sócia, Claudia Saldanha, realizou pela produtora Saldanha Filmes uma grande exposição naquele momento, também em Brasília, sobre os trabalhos de Paulo Werneck (1907-1987), muralista brasileiro e meu bisavô. Foi um sucesso! P. Werneck era amigo de Oscar e juntos trabalharam duro, porém com leveza nos desenhos, mudando e dando um novo olhar sobre a arquitetura moderna. 
Sua ligação com Oscar Niemeyer começou em 1943, quando Paulo Werneck foi convidado para realizar os painéis laterais da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. O resultado ficou fantástico! Os desenhos das pastilhas de mosaico entraram em harmonia com a arquitetura de Oscar. E assim seguiram com trabalhos de arte e arquitetura figurativa e abstrata por todo o Brasil.





Esplanada dos Ministérios


Claudia Saldanha na exposição Paulo Werneck - muralista brasileiro na CAIXA Cultural


Sony NX5


Painel de mosaico na Igreja da Pampulha


Comentários

Postar um comentário

E aí, curtiu?

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia

Rio pelo Instagram

Frevo e Olinda